"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Filme e Ciência - O que vem por aí


Filme sobre Edison e Westinghouse terá como atores Benedict Cumberbatch e Michael Shannon, além de Nicholas Hoult como Tesla.

Título: The Current War (A Batalha das Correntes)

Sinopse: No final do século 19, os inventores da eletricidade Thomas Edison e George Westinghouse enfrentam uma grande briga: A Guerra das Correntes. A rixa entre eles ganha as ruas quando cada um tenta convencer que seu sistema é o mais eficiente. Edison fez uma campanha pela utilização da corrente contínua, enquanto Westinghouse defendia a corrente alternada.

Data de lançamento: 03 de outubro de 2019
Duração: 1h 45min

Trailer (em inglês)




Desejo que o novo filme faça jus aos fatos de Nikola Tesla.
 

Enquanto o filme acima não chega no Brasil, aproveite para ver o filme abaixo: "O Segredo de Nikola Tesla" (1980).


"Nikola Tesla nascido em 1856 na Áustria e falecido em 1943 nos Estados Unidos, foi o inventor da corrente alternada (o que lhe afastou de Thomas Edison, seu antecessor) e modernizador do sistema elétrico, o qual utilizamos hoje. Seu maior sonho era transmitir energia sem fio e obtê-la de forma limpa, porem, durante sua caminhada rumo aos seus sonhos, muitos imprevistos aconteceram, dentre eles a competitividade por patentes, falta de investimento para seus experimentos, descrença na possível viabilidade dos projetos e ate mesmo certa resistência ao seu novo mundo iluminado pela energia elétrica. Este filme/documentário conta de forma sucinta desde seu nascimento ate sua morte, a trajetória deste grande homem. Mostra alguns de seus desafios, um pouco sobre seu comportamento, suas teorias, ideias e realizações."




Segue alguns pensamentos de Nikola Tesla...


"Marconi é um bom camarada. Deixe ele continuar seus trabalhos. Ele está usando dezessete de minhas patentes."

"Adquiri a capacidade de administrar o sono, ficar adormecido e despertar no momento designado. Se eu faço algo que não entendo, me obrigo a pensar em meu sonho para encontrar assim uma solução. A quinta condição de ajuste é a memória. Talvez, na maioria das pessoas, o cérebro é o guardião dos conhecimentos sobre o mundo e o conhecimento adquirido através da vida. Meu cérebro está ocupado em coisas mais importantes que recordar, está recolhendo o que se requer em um momento dado, isto é, tudo o que nos rodeia. Só há que interiorizá-lo. Tudo o que vimos uma vez, escutamos, lemos e aprendemos, nos acompanha na forma de partículas de luz. Para mim, estas partículas são obedientes e fiéis."

"Eu não creio que exista algo mais emocionante para o coração humano do que a emoção sentida pelo inventor quando ele vê alguma criação da mente se tornando algo de sucesso. Essas emoções fazem o homem esquecer comida, sono, amigos, amor, tudo."

"É certamente preferível produzir vegetais, e penso, por isso, que o vegetarianismo é um louvável abandono de um habito bárbaro instituído. Que podemos subsistir com alimentos vegetais e fazer o nosso trabalho até com vantagens não é uma teoria, mas sim um facto bem demonstrado. Muitas raças vivem quase exclusivamente á base de vegetais e são superiores psicologicamente e em força. (...) Tendo em conta estes fatos, todos os esforços devem ser feitos para parar o abate cruel e desnecessários de animais, que deve ser destrutivo para os nossos princípios morais." — Texto publicado na Century Illustrated Magazine, em Junho de 1900

"Cientistas de hoje substituíram a matemática por experiências, e eles afastam-se, equação depois de cada equação, e eventualmente constroem uma estrutura que não tem nenhuma relação com a realidade."

"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade."

Nikola Tesla

Nikola Tesla - 11 Jul 1937 - fonte



Nenhum comentário:

Postar um comentário