"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Despertando para a realidade

Atualizado: 20h15 - 26/06/2012

Postagem "extra"... somente para manter a informação...


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Hollywood sempre nos mostrou um futuro em que tudo estaria conectado e dentro de um enorme banco de dados que analisaria qualquer ação. Ainda que esse tipo de coisa ainda não seja possível com seres humanos, o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação do Japão (NICT) desenvolveu um sistema em que é possível monitorar redes em tempo real para identificar atividades suspeitas.

Apesar de parecer algo completamente futurista, o Daedalus existe. Ele acompanha o fluxo de dados e tenta identificar qualquer indício de que algo de errado está acontecendo. Ao localizar qualquer tipo de ameaça - o que inclui até mesmo um pendrive infectado sendo conectado ao PC -, ele imediatamente isola aquele ponto, destaca sua localização e envia um email ao responsável pelo setor de segurança.

Outra possibilidade oferecida pelo sistema está em reconhecer fontes de ataque, incluindo os famigerados DDoS. Apesar de se tratar de uma enorme quantidade de conexões sendo direcionada a uma única rede, o Daedalus é capaz de identificar sua origem em tempo real, o quefaz dele uma excelente ferramenta de segurança.

O NICT afirmou que pretende disponibilizar o sistema de monitoramento gratuitamente às universidades cujas redes suportarem a presença do Daedalus. Além disso, segundo o site The Verge, o instituto também está em negociação com a empresa Clwit para transformar a tecnologia em um produto que deve ser comercializado nos próximos anos.




+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


VÍDEO IMPERDÍVEL E "OBRIGATÓRIO" PARA TODOS...






veja também: 





.

3 comentários:

  1. Do ranking é legal, mas tenho medo que os lugares possam vir a ser "comprados". Eu digo isso não por desconfiar da entidade, mas sim do futuro, parece que no sistema capitalista quase tudo se corrompe... =S

    ResponderExcluir