"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Última porta secreta da Grande Pirâmide "será aberta em 2012”

Última porta secreta da Grande Pirâmide "será aberta em 2012”, diz empresa britânica

Por Rob Waugh - atualizado às 08h27 em 14 de dezembro de 2011



       As portas secretas no coração da Grande Pirâmide podem ser abertas pela primeira vez em 2012; uma empresa britânica acredita que um robô pode resolver o mistério que tem intrigado os arqueólogos desde 1872.

       Scoutek UK começou a explorar atrás desses portões no início deste ano - e produziu as primeiras imagens já vistas por trás das portas usando um robô “micro cobra”. Mas a exploração teve de ser interrompida pela recente agitação no Egito.

       O líder da expedição, Shaun Whitehead disse “Estou muito confiante de que retomaremos o trabalho em 2012.”. 



       O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito deixou parada a concessão para pesquisa, tais como a exploração robótica Djedi da Grande Pirâmide.




       “Estamos ainda à espera de permissão para voltar à pirâmide”, disse Whitehead ao Mail Online. “Enquanto isso, trabalhamos no reforço do robô.”

       “O principal plano é pesquisar cuidadosamente e documentar os eixos, para reunir o máximo de informação possível, para assim permitir que os arqueólogos determinem sua finalidade. Nós também temos um plano de verificar por trás das pedras que bloqueiam as extremidades dos eixos, se ele for seguro e prático para que se faça isso”.

       A expedição é nomeada Djedi, o nome do mágico que Khufu consultou durante a construção da pirâmide. É um projeto conjunto fundado pelo Dr. Ng, da Universidade de Hong Kong, Scoutek UK, com colaboração do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Dassault Systèmes na França e Universidade de Leeds.

       Os quatro eixos estreitos localizados no fundo da Grande Pirâmide de 4500 anos, tem intrigado os arqueólogos desde que foram encontrados em 1872.

       Os eixos são de apenas oito polegadas de diâmetro - e, portanto, não podem ser exploradas por humanos. Muitos especialistas acreditam que o eixo foi projetado para fornecer uma "saída" para o espírito do faraó.



       A pirâmide é a última das sete maravilhas do mundo antigo - ainda está de pé, e dizem ter sido construída como um mausoléu para o faraó Khufu, que governou na Quarta Dinastia do Egito e morreu em 2566 AC.
      
       Khufu possua a Grande Pirâmide de Gizé como um túmulo monumental e dentro dela, câmaras túmulo, antessalas, câmaras, eixos de ventilação e túneis de acesso.



       Há três principais câmaras: Câmara do Rei, Câmara da Rainha e da Grande Galeria.

       A Câmara do Rei tem dois eixos conectados para fora, mas dois túneis da Câmara no interior da parte mais larga da pirâmide da rainha possuem duas portas de pedra.

       Alguns especialistas agora acreditam que isso pode indicar uma câmara secreta, ainda mais adentro da pirâmide.

FATOS E NÚMEROS DA PIRÂMIDE

       A Grande Pirâmide de Gizé é a maior pirâmide já construída. É feita de mais de 2,5 milhões de blocos de pedra pesando cerca de 2,5 toneladas cada.
 
       A pirâmide foi construída ao longo de um período de 14-20 anos de conclusão em torno de 2560 AC. Originalmente de pé a 146,60 metros de altura, a Grande Pirâmide foi a estrutura mais alta feita pelo homem no mundo por mais de 3.800 anos.

       Construído para o faraó Khufu como um túmulo, no interior deveria possuir exigências necessárias para a vida após a morte, incluindo o seu sarcófago.
 
       Originalmente, foi inteiramente revestida em pedra calcária polida.

       A câmara mortuária está localizada no centro da pirâmide. Pode se chegar até lá por uma série de passagens, incluindo uma galeria de 9 metros de altura. Muitas das passagens estavam cheia de armadilhas para deter possíveis ladrões de tumbas.

       Khufu deixou três esposas, que foram enterradas em três pirâmides menores, teve quinze filhas e nove filhos.

 
       Não é a primeira vez que robôs são utilizados dentro da pirâmide para recolher evidências sobre a profundidade interior da estrutura.

       Em 1993, um robô descobriu uma pequena porta com pinos de metal, a primeira vez que qualquer metal havia sido encontrado dentro da pirâmide, criando especulação de que os pinos foram chaves ou maçanetas.

       Em 2002, outro robô filmou uma pequena câmara bloqueada por uma pedra após perfurar um bloco de pedra.

       O robô mais recente, construído pela empresa britânica Scoutek, é uma “micro cobra” com uma câmera, desenvolvido para explorar os espaços pequenos.

       O designer Whitehead também trabalhou em sensores para a exploração artesanal Beagle 2 em Marte.

       A porta que ainda intriga os especialistas, pode ainda ser vista polida, graças à câmera bendy, marcado como uma parte importante da estrutura ao invés de simplesmente como algo para impedir a entrada de detritos na câmara, diz o designer Shaun Whitehead.

       A egiptóloga Kate Spence da Universidade de Cambridge diz que os túneis podem ser puramente simbólicos e se relacionarem com as estrelas.

       Embora ela não esteja envolvida diretamente no estudo da pirâmide de Gizé, Spence não acredita que exista uma câmara, ainda escondido atrás da porta, e sugere que os eixos podem ter sido construídos para permitir que o espírito do Faraó atravessasse para a pós-vida.


Colaboração: Kátia Brunetti
Correção: Fábio Ibrahim


Compartilhe, mas mantenha todo o conteúdo e cite a fonte:
Fonte: http://fabioibrahim.blogspot.com/2011/12/ultima-porta-secreta-da-grande-piramide.html
Fonte em inglês: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2073544/Secret-gates-Great-Pyramid-opened-2012-predicts-British-company.html


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário