"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Tempo Severo: Imagem de satélite mostra Inglaterra coberta de gelo

 
 
Quando olhamos as imagens de satélite da Antártida, nos chama a atenção a grande massa branca e altamente refletiva formada pela camada de gelo que repousa sobre o continente. Entretanto, a onda de frio que atinge grande parte do hemisfério norte também produz cenas semelhantes, como a registrada na Inglaterra em 7 de janeiro.

Nevasca na Inglaterra
 

Na imagem, captada pelo instrumento MODIS do satélite de sensoriamento remoto Terra, da Nasa, vemos uma extensa camada de gelo cobrindo toda a ilha da Grã-Bretanha, onde as grandes cidades somente podem ser identificadas devido à tonalidade cinza que contrasta com o branco da neve. Metrópoles do porte de Manchester, Birmingham e Londres foram completamente encobertas pela nevasca, que há mais de trinta dias castiga os europeus.

A paisagem vista através do satélite, no entanto, não retrata o drama em que vive as populações nas cidades atingidas No dia em que a imagem foi registrada, a temperatura chegou a 20 graus Celsius negativos em algumas localidades e no sul da Inglaterra milhares de casas tiveram a energia elétrica cortada devido à queda de cabos provocada pelo peso da neve nas linhas de transmissão. A Eurostar, responsável pelos trens que ligam a Inglaterra à França sob o Canal da Mancha, opera com capacidade mínima e os aeroportos apresentam atrasos.

Oscilação Ártica
Uma das causas do persistente frio e neve que atingem parte da metade do Hemisfério Norte nas latitudes médias é atribuído a uma fase extremamente negativa da Oscilação Ártica (OA), uma oscilação semi-permanente das áreas de alta e baixa pressão atmosférica no Ártico e nas latitudes médias. As conseqüências da fase negativa da OA são as baixas temperaturas e nevascas fortes que ocorrem na Eurásia e na América do Norte durante os meses de inverno. O extremo do mergulho negativo do Índice de Oscilação Ártica ocorreu em Dezembro de 2009 e foi o menor valor mensal observado nas últimas seis décadas.

 

Foto: Imagem captada pelo sensor de resolução moderada Modis, do satélite de sensoriamento remoto Terra, mostra grandes metrópoles inglesas completamente encobertas pela neve que atinge grande parte do hemisfério norte. Crédito: Nasa/Modis Rapid Response Team/Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team/Goddard Space Flight Center/www.apolo11.com

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/clima.php?posic=dat_20100108-090315.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário