Google+ Followers

Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

Além de 1984 - Filmes que mostrarão a realidade que você não vê

Filmes que vão mostrar uma realidade diante de seus olhos.

Além de George Orwell...


Ao invés de elaborar textos, resolvi sugerir aqui no blog alguns filmes e documentários interessantes para sua visão de mundo.
Tenho certeza que os filmes que selecionei vão acrescentar coisas novas, fazer você rever velhos conhecimentos adormecidos e possivelmente ter novas percepções.

A lista abaixo teve como inspiração o filme e livro 1984 de George Orwell.


Quero lembra-los que, despertar dói... mas fortalece.


Segue a lista...



1º) 1984 (Nineteen Eighty-Four) - 1984

Sinopse: Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia, numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do Grande Irmão, sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar.
**além do filme, leia o livro**



2º) Admirável Mundo Novo (Brave New World) - 1998

Sinopse: Numa sociedade futura totalitarista, as pessoas não tem controle sobre suas vidas e seus destinos. Depois de Bernad Marx (Peter Gallagher) conhecer um “selvagem” – uma pessoa que vive fora da civilização e dessa sociedade “perfeita”, ele resolve o levar para a sua cidade a fim de realizar algumas pesquisas sobre condicionamento humano. O conflito entre estes dois “mundos” gera bastante adversidades.
**além do filme, leia o livro de Aldous Huxley que inspirou o filme**



3º) Idiocracia (Idiocracy) - 2006 

Sinopse: Joe Bauers (Luke Wilson), um americano comum, é selecionado pelo Pentágono para participar de um programa de hibernação. Ele é esquecido no projeto e, 500 anos depois, acorda no futuro. Joe descobre uma nova sociedade e, aos poucos, percebe que as pessoas são completamente idiotas. Será que Bauers é a pessoa mais inteligente dessa época? Leia mais sobre o filme AQUI
**a comédia parece babaca, mas há muita semelhança com a atualidade**



4º) Conspiração e Poder (Truth) - 2015

Sinopse: A produtora da CBS Mary Papes (Cate Blanchett) juntamente com o âncora Dan Rather (Robert Redford) suspeitam de que o presidente George W. Bush foi um dos muitos jovens privilegiados que usou os seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa 60 Minutes, apresentado pelo lendário Dan Rather (Robert Redford). Mas ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem.






5º) Equilibrium - 2002

Enredo: A história se passa em um futuro distópico, após uma terceira, e destruidora, guerra mundial. A sociedade é controlada por um regime totalitário, que obriga a população a tomar uma droga chamada Prozium que anestesia emoções, prevenindo tensões sociais. John Preston, o protagonista, é um membro da instituição que mantém a ordem e para de tomar o remédio.

Sinopse: Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª Guerra Mundial e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado.



6º) Teoria da Conspiração (Conspiracy Theory) - 1997

Sinopse: Em Nova York, Jerry Fletcher (Mel Gibson) é um motorista de taxi que critica o governo e fala sempre da existência de uma conspiração envolvendo altos escalões. Ele ama Alice Sutton (Julia Roberts), uma mulher que ele observa à distância e que ironicamente trabalha para o governo. Porém, nela Jerry acredita, tanto que faz alvoroço no Departamento de Justiça para falar com Alice, mas ninguém lhe dá atenção sobre suas teorias, que envolvem alienígenas e assassinatos. No entanto, ele escreveu algo em seu jornal (com apenas 5 assinantes) que alguém acreditou, pois decidiram matá-lo de qualquer jeito.

**é preciso prestar bem atenção aos detalhes do filme, pois é excelente a trama**



7º) Eles Vivem (They Live) - 1988

Sinopse: John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.



8º) A Conexão Francesa (Le French) - 2014 (lançado no Brasil em maio de 2016)

Sinopse: Transferido para Marselha, o juiz Pierre Michel logo descobre que seu maior desafio será desmembrar uma articulada quadrilha de traficantes de heroína que domina a cidade e o tráfico para os Estados Unidos. Acabar com a Conexão Francesa torna-se sua obsessão e Michel dedica anos de sua vida - e um bocado de sua sanidade - à missão, acompanhando de perto os passos de Gartan Zampa, inalcançável chefe do bando.



9º) Metropolis - 1927

Sinopse: Metrópolis, ano 2026. O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen, um insensível capitalista cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria, a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai, que diz que é assim que as coisas devem ser quando Josaphat é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários.
**filme raríssimo**




10º) O Dossiê Pelicano (The Pelican Brief) - 1993

Sinopse: Dois ministros da Suprema Corte dos Estados Unidos são assassinados, um homossexual e o outro ranzinza, odiado por muitos e conhecido pelas suas ideias e pareceres dissonantes da opinião geral. Todavia, não há pistas de quem foi o autor e/ou mandante desse crime. Nem mesmo o FBI, a CIA ou outra Agência de Inteligência conseguem descobrir a motivação desses homicídios. É nesse momento que Darby Shaw, uma charmosa e inteligente estudante de Direito de Nova Orleans, pesquisa minuciosamente os muitos pareceres e processos da Suprema Corte e prepara um dossiê contendo as suas opiniões e estudos sobre os autores e motivações desses crimes. Ela chega a uma surpreendente conclusão e, nas mãos erradas, as informações daquele documento significariam uma revolta na política do país. Assim, quando Darby vê que a sua vida corre perigo e tem apenas ao seu lado Gray Grantham, um jornalista, ele passa a ajudá-la a tentar solucionar e tornar públicos os esquemas de corrupção e poder por completo.



11º) Expresso do Amanhã (Snowpiercer) - 2013

Sinopse: Em um futuro não tão distante, quando um experimento para impedir o aquecimento global simplesmente falha, uma nova era do gelo varre o planeta. Tudo o que sobrou foi uma imensa vastidão de neve e guerra – e os únicos sobreviventes da Terra estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Trata-se de um trem em movimento perpétuo ao redor do planeta. Lá dentro, os mais pobres vivem em condições patéticas, sofrendo com o frio e a fome, enquanto a classe rica, em meio ao luxo, é repleta de pessoas que se comportam como reis. Isso até um dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.



12º) O Show de Truman: O Show da Vida (The Truman Show) - 1998

Sinopse: Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.



13º) A Revolução dos Bichos (Animal Farm) - 1954 ou 1999

Os animais moradores da Granja do Solar, cansados dos maus tratos rotineiros, se rebelam contra o dono do local, o beberrão Sr. Jones. Após o expulsarem, os bichos se organizam e instauram novas regras, formando uma comunidade democrática, livre do domínio dos humanos. Os inteligentes porcos, no entanto, logo tratam de impor suas ideias e um novo reinado do terror ganha forma.
**além do filme, leia o livro** by George Orwell

 

14º) TERRA - o filme - 2015
Um documentário visualmente deslumbrante que explora a rica diversidade da vida.
Um tributo à raça humana, que mostra claramente que ainda somos capazes de mudar o nosso futuro apenas olhando de forma diferente para a vida.
Com visual arrebatador, este documentário reflete sobre nossa relação com outras criaturas do mundo à medida que a humanidade se afasta cada vez mais da natureza.
Este documentários é inspirador, provocativo e visionário.
O filme está no Netflix e todas as opiniões e avaliações foram de nota máxima.
Você poderá assisti-lo legendado ou dublado (a dublagem é excelente e ajuda você a não perder as imagens)
Um documentário Yann Arthus-Bertrand & Michael Pitiot, produzido por Hope Production.


Assisti há 4 dias e ainda estou pensando no seu conteúdo. Em cada ação que tenho, ele me vem à cabeça. Imperdível.





Em breve estarei atualizando esta lista de filmes e também incluirei alguns documentários. Aguardem!


.

12 comentários:

  1. Fábio, P A R A B E N S !!! Excelente lista. Assisti o Metropoles de 1927 e percebi muitas coisas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O que ha, de fato, para se ver fora da Matrix? Alguns dirao loucura outros escuridao. Mesmo que nem o melhor dos genios vivos da humanidade consigam propor uma explicacao plausivel.
    "Os homens fogem menos da mentira do que do prejuízo provocado por uma mentira. Fundamentalmente, não detestam tanto as ilusões, mas as conseqüências deploráveis e nefastas de certos tipos de ilusão. É apenas nesse sentido restrito que o homem quer a verdade. Deseja os resultados favoráveis da verdade, aqueles que conservam a vida; mas é indiferente diante do conhecimento puro e sem conseqüência, e é mesmo hostil para com as verdades que podem ser prejudiciais e destrutivas. Mas, por outro lado, o que são as convenções da linguagem? São produtos eventuais do conhecimento e do sentido da verdade? Coincidem as coisas e suas designações? É a linguagem a expressão adequada de toda e qualquer realidade?"
    Quando leio os seus textos carregados de um genuino sentimento de bondade eu nao vejo nada de diferente que ja nao tenha sido escrito ou lido, tampouco de melhor qualidade, do que os ja produzidos pelos famigerados "teologos de rebanho", "teologos da escravidao". Nao culpo ninguem por isso pois eh impossivel a alguem enxergar e escrever sobre algo que esta ha milhares de anos escondido sob entulhos de outros mundos e civilizacoes irremediavelmente esquecidas e perdidas.
    "Quando dou a definição de mamífero e quando, depois de ter examinado um camelo, declaro: eis aqui um mamífero, isto é certamente uma verdade que vem à luz, mas o seu valor é limitado; quero dizer com isso que ela é em tudo uma definição antropomórfica e que não contém qualquer coisa que seja “verdade em si”, real e universal, independentemente do homem. Aquele que se põe à busca de tais verdades, no fundo procura somente a metamorfose do mundo no homem; luta para alcançar uma compreensão do mundo enquanto coisa humana e conquista no melhor dos casos o sentimento de uma assimilação. Semelhante a um astrólogo, aos olhos de quem as estrelas estão a serviço dos homens e relacionadas com sua felicidade ou infelicidade, um tal pesquisador considera o mundo inteiro como estando ligado aos homens, como o eco sempre deformado de uma voz primordial do homem, como a cópia multiplicada e diversificada de uma imagem primordial do homem. Seu método consiste no seguinte: considerar o homem como medida de todas as coisas; porém, assim fazendo, parte do erro que consiste em acreditar que as coisas lhe seriam dadas imediatamente enquanto puros objetos. Ele esquece portanto que as metáforas originais da intuição são já metáforas, e as toma pelas coisas mesmas.
    Foi somente o esquecimento desse mundo primitivo das metáforas, foi apenas a cristalização e a esclerose de um mar de imagens que surgiu originariamente como uma torrente escaldante da capacidade original da imaginação humana, foi unicamente a crença invencível em que este sol, esta janela, esta mesa são verdades em si, em suma, foi exclusivamente pelo fato de que o homem esqueceu que ele próprio é um sujeito e certamente um sujeito atuante criador e artista, foi isto que lhe permitiu viver beneficiado com alguma paz, com alguma segurança e com alguma lógica. Se ele pudesse por um instante transpor os muros desta crença que o aprisiona, adquiriria imediatamente a “consciência de si”. Já lhe custa bastante reconhecer até que ponto o inseto ou o pássaro percebem o mundo de uma maneira totalmente diferente do homem, e confessar que a questão de saber qual das duas percepções é a mais justa é completamente absurda, já que para respondê-la precisaria em primeiro lugar que se as medisse segundo o critério da percepção justa, quer dizer, segundo um critério do qual não se dispõe."

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas indicações!
    Eu sugiro ainda os filmes matrix e free rainer (Reclaim your brain).
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Tiago.
      Dá uma espiada em http://fabioibrahim.blogspot.com.br/2016/02/alem-de-matrix-10-filmes-que-vao-fazer-voce-questionar-a-realidade.html ..... http://fabioibrahim.blogspot.com.br/2016/04/um-filme-sensacional-que-retrata-a-atualidade-brasileira.html .... abraços

      Excluir
  4. Obrigado pela postagem, vou ver os filmes. Claro que há muitíssimos mais filmes que nos fazem questionar a sociedade e/ou a realidade como nos é apresentada, mas seriam necessárias muitas web pages para colocar todos. Valeu

    ResponderExcluir
  5. Perfeita lista! É impressionante que todos os filme que falam sobre o futuro da humanidade mostrem um mundo controlado pelo governo, ou destruído, a raça humana realmente só nos aponta esses tipos de futuros por seu comportamento ignorante. Mas todos nós sabemos que, o futuro pode ser mudado, basta termos mais responsabilidade. Hollywood como sempre, mistura ficção com realidade, fazendo as pessoas desacreditarem de muitas coisas "fantásticas" mas que de fato são reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito embora, Rickmaster, a verdade que nos rodeia insiste em demonstrar que já estamos sendo controlados, assim como os governos. As corporações serão as donas do nosso futuro, aliás, já são do nosso presente. E a realidade futurista, estilo hollywood, no meu modo de ver, está sendo mascarada. Huxley, tanto quanto Orwell, foram incapazes de prever isso. Toda a culpa recairá nas marionetes, e respectivos partidos, que nos oferecem no cardápio eleitoral, enquanto, que nas sombras, continuarão se robustecendo e abocanhando as riquezas dos povos a preço de banana. Ao mesmo tempo vão se fundindo ou assumindo o controle da concorrência. A riqueza cada dia mais se concentra nas mãos de alguns. Eles já fazem uso do dinheiro do erário para se safarem das suas "jogadas mal sucedidas". Vide o pós 2008. Nações se endividando para salvar aqueles que não podem falir. Ninguém foi preso pela sacanagem mundial, excetuando algumas cabeças na Islândia. De lá pra cá nada foi feito para acabar com o bacanal bancário e já já teremos mais dissabores. Gravíssimos dissabores.

      Analistas conceituados falam sobre o que ocorre hoje com o sistema e ninguém ousa ou pode falar. Alguns falam de mais de 500 trilhões de dólares em papeis podres circulando no mercado. Que só o Deutsch Bank tem em derivativos mais que o PIB anual da Alemanha. E este é só um dos bancos em maus lençóis. Há outros.

      Por tudo isso me permito um pessimismo de altíssimo nível sobre o futuro da humanidade. Se fosse para se fazer algo, teria de ser feito agora e se é que ainda dá tempo. Rickmaster, se quiser consultar sobre minhas afirmações, posso te dizer que há muitas fontes e uma delas seria pesquisar no blog do Professor Ladislau Dowbor. O professor usa como fontes instituições do próprio sistema. Vale conferir e tentar se precaver contra o que está por vir, principalmente se tiver família.

      Quero agradecer ao bloqueiro Fábio Ibrahim pela ótima postagem.

      Abraços.

      Excluir
    2. Sim, Rickmaster. são inúmeras listas. Mas é preciso assistir muitos para ter percepções do que realmente é necessário nesse momento. Eis a lista dos que conheço.

      Excluir
    3. Grato pela visita e comentário, Romeu Campos.
      Há muitos vídeos bons sobre o "sistema", mas que também é preciso analisar com cautela. Alguns como: "Let’s make money", Zeitgeist (todos), Lucifer 2000, etc.

      Segue alguns para reflexão:
      https://vimeo.com/110213883
      https://vimeo.com/102688398
      https://vimeo.com/102618501
      https://vimeo.com/105362001
      https://vimeo.com/102517834
      https://vimeo.com/101448251

      Excluir
    4. Grato por toda informação Fábio. E parabéns pelo blog.

      Excluir
  6. Fábio,parabéns pela lista.
    Alguns filmes já assisti, mas vou assistir os outros.
    Aproveito para compartilhar um filme recente que gostei muito e recomendo.
    Chama-se O doador de memórias.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Gê.
      Realmente "O doador de memórias" é espetacular e mostra muito sobre os planos de manipulação da nossa história e ensino, nos mantendo nos limites que alguém quer que estejamos.
      Muita Harmonia,
      Fábio

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...