Google+ Followers

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

Nova manifestação do Sol - Série de explosões com possível impacto na Terra

Sol registra série de explosões com possível impacto na Terra

Uma série de explosões solares de médio porte foi registrada no início desta terça-feira, arremessando ao espaço bilhões de toneladas de gás ionizado. Enquanto parte desse material se dispersou no espaço, outra parte menor segue em direção à Terra e deverá provocar tempestades geomagnéticas nos próximos dias.


A animação das imagens captadas pelo telescópio espacial Soho mostra os momentos que ocorreram as explosões, todas associadas às manchas solares 1164, 1165 e 1166, com algumas emissões provenientes da mancha menor 1169.

Devido à presença dessas manchas, são esperadas novas explosões nos próximos dias, com consequente aumento das tempestades geomagnéticas no nosso planeta.

Antes das explosões, um aumento significativo e constante nos níveis de raios-x emitidos pelo Sol no comprimento de onda entre 1 e 8 angstroms já havia sido detectado pelo satélite geoestacionário GOES-13. Esse aumento foi confirmado por distúrbios ionosféricos que chegaram a atingir o nível KP 6 nas últimas horas de segunda-feira.


Explosões Solares
Também chamadas de erupção, flare ou rajada, as explosões solares acontecem quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada por campos magnéticos, geralmente acima das manchas solares, é repentinamente liberada.

Como consequência, ocorreram as chamadas Ejeções de Massa Coronal ou CME, enormes bolhas de gás ionizado com mais 10 bilhões de toneladas, que são lançadas ao espaço a velocidades que superam facilmente a marca de um milhão de quilômetros por hora.

Depois de ejetadas, as partículas levam aproximadamente três dias para cruzar os 150 milhões de quilômetros que separam o Sol do nosso planeta. 


Um comentário:

  1. Meu amigo, perdoe a minha ignorancia, nao entendi muito o seu palavreado cientifico, mas se puder me responder, isso tudo q ta escrito ai tem alguma coisa a ver com o terremoto do japao???Uiii ate me arrepiei.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...