"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nasa tira fotos de cometa do tamanho de meia Manhattan


15/02/2011 10:53:36


O cometa estava a uma velocidade de 38,62 km/h e ficou a apenas 180 km de distância da sonda Stardust-NExt


ESPAÇO - Nasa tira fotos de cometa do tamanho de meia Manhattan - Foto: AP/Nasa
DA ASSOCIATED PRESS

A Nasa (agência espacial americana) cumpriu sua missão de fotografar o Tempel 1 na última segunda-feira --data do Dia dos Namorados nos EUA (o Valentine's Day).

O cometa, de tamanho equivalente a meia Manhattan, centro de Nova York, estava a uma velocidade de 38,62 km/h e, em determinado momento, ficou a apenas 180 km de distância da sonda Stardust-NExt --mais perto do que os cientistas calcularam.

A previsão inicial era de que 72 fotos seriam feitas, mas os controladores da missão em terra ficaram mesmo intrigados com a ordem das imagens, que deu errado. As primeiras seriam cinco closes do núcleo do Tempel 1. No lugar, surgiram fotos do cometa como se fosse somente um minúsculo ponto no espaço.

"Nós ainda não entendemos completamente por que isso não funcionou da maneira que planejamos", disse Chris Jones, diretor associado do Jet Propulsion Laboratory, que acompanhou a missão.

Todas as imagens foram armazenadas a bordo do voo rasante feita pela Stardust-NExt. "Elas não estão perdidas", informou Jones.

Os cometas são como arquivos vivos do espaço, porque podem conter material que daria indícios de como se processou o nascimento do Sistema Solar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário