"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Explosão solar causa interferências nas comunicações

ionline (de Portugal)



Na madrugada de terça-feira, o sol teve a mais violenta explosão dos últimos quatro anos. Ocorreu à 1h56 e atingiu o grau X2, um dos mais elevados. Até ao final da semana serão sentidos os efeitos destas erupções. Os cientistas afirmam que a explosão foi tão violenta que afectou o campo electromagnético da terra e chegou mesmo a interferir com as comunicações.

A violência da actividade solar deixou mesmo parte da China sem transmissões via rádio. O país foi esta quinta-feira atingido pelos efeitos da explosão, interrompendo as comunicações em onda curta.


O fenómeno está de acordo com as previsões dos astrónomos. O sol vai continuar num ciclo de grande actividade até 2013, altura em que os cientistas calculam um impacto global no campo electromagnético da Terra, que pode afectar todas as comunicações.
 
O professor Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, afirmou ao i que este "é um fenómeno normal de acontecer, não é a primeira vez" e que dependendo da velocidade do vento solar e da sua direcção é "possível que as comunicações sejam afectadas."
A última vez que o sol tinha tido uma explosão a atingir a escala X, a mais elevada, foi a 5 de Dezembro de 2006, quando uma explosão de grau X9 – oito vezes mais forte que a de terça-feira – aumentou a radiação da órbita terrestre numa proporção sem precedentes.

************************************************************************
Isso é o começo do que está previsto... porém sem data, pois é uma "surpresa para todos"...
Uma tempestade solar, ou seja, explosão solar "maior", pode chegar à Terra em questão de poucas horas, dependendo da intensidade.

Por fim, está previsto também pelos cientistas que, 2012  receberemos mesmo uma bela dessas...
..."os maias já sabiam"...

Um comentário:

  1. vejam essa boa materia de nassin harameim muito boa http://www.youtube.com/watch?v=2Vy6jRg3WB4

    ResponderExcluir