Google+ Followers

Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estrela gigante viaja no espaço com supervelocidade

Nesta imagem, a luz infravermelha faz a estrela Zeta Ophiuchi aparecer como o ponto azul dentro da onda de choque de poeira e gás, em amarelo

A Nasa divulgou imagem da missão Wise (Wide-field Infrared Survey Explorer) da estrela gigante e quente chamada Zeta Ophiuchi que viaja pelo espaço com super velocidade criando uma grande nuvem de poeira e gás a sua frente.

Os astrônomos acreditam que a Zeta Ophiuchi, que tem massa 20 vezes maior que o Sol, orbitava uma estrela ainda maior. O sistema binário estelar teria terminado com a estrela maior explodindo em uma supernova, o que teria lançado a Zeta como uma bala pelo espaço, a uma velocidade de 24 quilômetros por segundo.

O vento produzido pela estrela é poderoso e empurra poeira e gás formando uma onda de choque, abrindo caminho para a passagem da estrela. O efeito é semelhante ao que acontece quando um barco em alta velocidade anda na água, empurrando uma onda em sua frente. A grande quantidade de radiação ultravioleta emitida pela estrela faz com que a poeira a sua volta esquente e fique mais brilhante.

A Zeta Ophiuchi é 65 mil vezes mais brilhante que o Sol, mas está cercada por muita poeira, senão seria uma das estrelas azuis mais brilhantes do céu. Como toda estrela com grande massa, ela deve existir por pouco tempo. Estima-se que já tenha passado por metade dos poucos 8 milhões de anos de vida.

Para se ter uma ideia, o Sol está na metade de sua vida de 10 bilhões de anos, mas ao contrário da Zeta, que deve terminar seus dias em uma explosão de supernova, o Sol deve se tornar uma pequena anã branca (devido a seu tamanho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...