Google+ Followers

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atividade solar pode causar desastres naturais na Terra

Obs: A "ciência alternativa" já fala disso há anos. Bem como os Maias e antigos Egípcios em suas escrituras.

E você, é do tipo que "ainda" fica esperando a tv anunciar que a enchente está chegando na sua rua/casa? Então espere!!! Você será o primeiro a saber!



Atividade solar pode causar desastres naturais na Terra
Ligação entre aumento das tempestades solares e mudanças no clima na Terra já é conhecida por cientistas
13 de janeiro de 2011 - Giovanna Montemurro - estadão.com.br


SÃO PAULO - Tempestades no Brasil, na Austrália, nos Estados Unidos... e no Sol? O aumento da atividade solar pode ter ligação com os desastres naturais que atingem diversos países desde o fim de 2010, já que o Sol passa por um momento de intensificação de sua atividade.


A agência espacial norte-americana (Nasa), havia previsto para 2010 ou 2011 o solar maximum, período em que a atividade solar atinge seu máximo, as explosões e tempestades solares são muito mais frequentes e intensas e as manchas solares reaparecem. No entanto, a agência adiou a previsão para 2012, o que significa que, embora este ano o Sol ainda não esteja no máximo de sua atividade, ele já está se aproximando do ápice.

A ligação entre os ciclos de atividade solar e o clima na Terra já foi reconhecida e, portanto, a grande atividade solar registrada neste ano (se encaminhando para o solar maximum), pode ter ligação com os recentes desastres naturais no Brasil e na Austrália.

A atividade solar oscila entre dois extremos conhecidos como solar minimum e solar maximum, em ciclos de cerca de 11 anos (embora seja impossível prever quando exatamente o solar maximum vai começar). Durante o solar minimum, a baixa atividade é percebida pela ausência das manchas na superfície da estrela, além dá baixa incidência de tempestades solares.


Uma tempestade solar ocorre quando a enorme quantidade de energia que vai se acumulando na atmosfera solar é liberada repentinamente. Essa radiação emitida abrange todo o espectro eletromagnético, desde raios X até raios gama e a quantidade de energia liberada é equivalente a 100 bombas de hidrogênio explodindo ao mesmo tempo.

Embora os cientistas não conheçam o exato mecanismo responsável pela correlação entre a atividade solar e o clima terrestre, há evidências comprovadas como a relação entre o maior período de inatividade do Sol (chamado de Maunder Minimum) e a chamada "pequena era do gelo", que ocorreram de 1500 a 1850. É importante destacar que tempestades solares individualmente não têm relação com o clima na terra, apenas os ciclos do Sol como um todo.

Além da questão climática, períodos de grande atividade solar têm ligação registrada com a aurora boreal intensificada, com a perda da vida útil de satélites, entre outros fenômenos.

2 comentários:

  1. voce realmente acredita que essas atividades podem ocasionar todos os nossos desastres naturais ?
    então a teoria que a destruição da camada de ozonio devido a poluição não seria unica e exclusiva?
    acredito que não esteja relacionado apenas com isso , e sim um conjunto de eventos que vem desencadeando uma serie de desequilibrios a milhares e milhares de anos atras.

    ResponderExcluir
  2. Thaty, se a pergunta é pra mim, a resposta minha é SIM. Porque? uma vez que essas energias chegam à Terra, todo o sistema como conhecemos vão parar e ai em seguida começa o caos humanitário, sendo este pior que qualquer outro problema "catastrófico natural"... Ainda dependemos de 95%, ou seja, "tudo" pela energia elétrica. Sem ela, imaginou?... Todo mundo fica "sem nada"...
    Paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...