"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Waldo Vieira acusa Chico Xavier e outros médiuns de Uberaba de fraude



Neste vídeo, Waldo Vieira fala abertamente que Chico Xavier recebia cartas marcadas para que pudesse ‘psicografar’ todos os detalhes do falecido. Avisa que muitos centros e médiuns ainda realizam tais artifícios. Ainda afirma que as sessões de materialização do Chico eram fajutas. A parte importante do vídeo começa em 1m45s e vai até 4m. Além do vídeo, ofereço uma transcrição do trecho principal.

Observação: Importantíssimas atualizações foram feitas em 26/04/2010 ajudando a esclarecer diversas passagens.




A mesma coisa aquelas mensagens que o Chico recebia. Você sabe que essas mensagens psicografadas, da pessoa que morreu assim, eles mandam a carta com os detalhes para a pessoa colocar na mensagem psicografada, né? Tem médium que ainda está recebendo essas mensagens até hoje. Eu nunca recebi uma mensagem assim. Agora, o pior disso é aquilo que eu falo para vocês, a natureza humana não falha. Quando eu deixei o movimento espírita, me mandaram umas cartas dessas pra mim pra eu receber mensagens pras pessoas. Eu queimei as cartas, só para não envolver ninguém. Então eles mandavam, ‘ó, o apelido dele é esse, a tia que ele gosta é essa, a madrinha dele, a dindinha, é a fulana, ela mora assim e assim.’ Tudo para haver uma relação. ‘O avô que ele gostava muito morreu no ano tal.’ Agora, eles mandavam essas cartas com tudo já mastigado para você colocar. Tudo carta marcada, jogo de carta marcada. Foi por isso que quando Souto Maior teve aí eu falei com ele. ‘Olha, você já viu isso?’ ‘Eu já’. Ele já tinha visto! Todo mundo que vai estudar isso acaba vendo, porque vai encontrar isso aí. E ele até sabe, tem médium que ele evita. Porque ele sabe que tem médium até hoje que ainda tão recebendo essas coisas e fazendo aí um auê, né? Isso dá ibope. Sabe, o processo seguinte faz média com muita gente, etc. Então a mãe faz média, o médium faz média, o centro espírita faz média, é um monte de coisa. Agora, ó… se você observar, lá em Uberaba, na minha época, o Chico não recebia essas mensagens. Por que é que ele não recebia? Porque eu falei com ele: ‘Olha, se tiver isso, eu caio fora já!’ Se você agüentar um tempo eu sigo as coisas pra melhorar a sua vida aqui e todo o trabalho. Tinha várias coisas… Outra coisa, vocês nunca viam, naquelas reuniões que faziam de efeitos físicos, eu não aparecia… porque ela era fajuta… a dele. Tudo isso… Hoje eu falo porque as coisas todas já passaram, é bom a gente clarear as coisas, porque a natureza humana não falha.
.
Análise do Depoimento do Waldo
.
Waldo Vieira diz: Outra coisa, vocês nunca viam, naquelas reuniões que faziam de efeitos físicos, eu não aparecia… porque ela era fajuta… a dele.
.
O trecho está entre 3:47 e 3:48.
.
Atualização em 26/04/2010: Nessa parte ele estava se referindo APENAS às materializações de Scheila – um OUTRO espírito. Nessas materializações de Scheila é que ele não aparecia.
clip_image001
Waldo Vieira e o repórter José Franco sendo tocados por Irmã Josefa na famosa experimentação do dia 3 de Janeiro de 1964. Note o leitor a admiração do reporter quando se defrontou com a entidade…
(Foto de Nedyr Mendes da Rocha)
.
Atualização em 26/04/2010: Waldo nunca garantiu a autenticidade das materializações de 1964. Sim, o consultório era dele, e ele sabia que se os fenômenos fossem fraudulentos, ia sobrar para ele. Ele se arriscou. Não dá, portanto, para acusá-lo de estar envolvido na fraude. No entanto, ele foi de certa forma cúmplice, pois não denunciou à época as fraudes de Chico com o espírito Scheila. Porém, ele mesmo disse que caso lhe perguntassem, ele abriria o bico, como está fazendo agora. Menos mal.
Pode-se questionar se as sessões em que Chico esteve envolvido eram mesmo fraudulentas. Eu diria que com certeza. Por pelo menos 2 motivos:
01 - A médium Otília Diogo, que realizou sessões de materialização com Chico Xavier, foi pega em fraude anos depois interpretando a irmã Josefa.
02 - Há a descrição em ao menos dois livros da materialização do senador Públio Lêntulos, episódio esse que nitidamente foi fraude, uma vez que tal personagem jamais existiu na época descrita (contemporâneo de Cristo). Para detalhes de porque tal episódio foi uma fraude perpetrada por Chico, ler aqui.
**********************************************************************
1ª correção em 07/02/2010: O internauta Plínio Ventura notou uma falha na trascrição entre os trechos 3:20 e 3:30. Faltava um “não” no trecho “se você observar, lá em Uberaba, na minha época, o Chico não recebia essas mensagens.”, o que bem pouco altera no caso do Chico, mas mesmo assim foi agora consertado. Ver comentários para informações.
2ª correção em 07/02/2010: Meu amigo Marcelo Druyan, um dos editores do blog Bule Voador, notou outra falha na trascrição entre os trechos 3:47 e 3:48. Faltou um “eu” na frase “Outra coisa, vocês nunca viam, naquelas reuniões que faziam de efeitos físicos, eu não aparecia”. Agora já foi consertado.
3ª correção em 07/02/2010: O trecho “Por que é que eu não recebia?" foi trocado por “Por que é que ele não recebia?".
Atualização em 07/02/2010: Acrescentei uma análise do depoimento do Waldo.


Fonte:
http://obraspsicografadas.haaan.com/2010/waldo-vieira-acusa-chico-xavier-e-os-outros-mdiuns-de-uberaba-de-fraude/

Um comentário:

  1. Mas esse Waldo Vieira tem a cara mais lisa do mundo, apesar dessa barba que tão bem lhe confere o aspecto de guru!
    E as materializações da tal Irmã Jozefa, com a doida da Otília Diogo, de que ele participou, e participou muito expressivamente, sendo o "anfitrião"? Ora, bolas!

    ResponderExcluir