"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Internauta flagra 'ovni' nos céus de Cuiabá

Um pássaro? Um avião? Ou um disco voador? Um internauta flagrou um objeto voador não identificado nos céus de Cuiabá. Ao tirar fotos da lua, o publicitário Marcus Paulo de Farias registrou um objeto estranho no céu. A fotografia foi tirada no fim da tarde do último domingo de um ponto na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

"Eu estava fotografando o por-do-sol de um lado e a lua do outro. Na hora não vi nada. Só notei o objeto quando 'baixei' a foto da máquina fotográfica para o computador", disse o publicitário ao site da TV Centro América. Ele disse que, ao observar o tal ovni na foto, imaginou que seria uma sujeira na lente da câmera. A suspeita foi descartada. "Na sequência das fotos, a tal sujeira não aparecia".

Marcus Paulo afirma que não notou nada anormal no céu enquanto fotografava na tarde daquele domingo. Questionado sobre o que poderia ser o objeto que ele registrou, o publicitário preferiu não opinar. "Não sei o que é. Mas tem o formato de um disco".

À luz da astronomia

A doutora em Astronomia Telma Couto da Silva, professora na UFMT, analisou as fotos. Ela disse que o objeto flagrado pela câmera não se trata de nenhum fenômeno astronômico. Telma explicou que observamos astros na esfera celeste quando eles têm luz própria - no caso de estrelas - ou porque eles brilham por refletirem a luz do Sol - no caso dos planetas. "Não temos como observar um objeto 'escuro' no céu", frisou a professora.

Telma Couto explicou também que devido às condições climáticas em nossa região está difícil observar objetos celestes, a não ser aqueles mais brilhantes como a Lua, os planetas Vênus e Júpiter e as estrelas mais brilhantes. Sobre a fotografia, Telma avalia duas possibilidades: "Pode ser um defeito na câmera fotográfica ou uma montagem na foto".


Marcy Monteiro Neto, da redação do site TVCA

Um comentário:

  1. Se trata de uma ave á primaira vista.
    este tipo de fenómeno é comum e pode enganar facilmente qualquer pessoa mais distraida.
    Um passaro ou ave a uma determinada distância se transforma num ponto, ou forma discoidal como temos vindo a investigar nos ultimos anos com casos semelhantes.

    Abraço
    Nuno Alves
    Ufo Portugal

    ResponderExcluir