"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quer falar com ETs? Tente da maneira mais simples


“Alô alô, marciano, aqui quem fala é da Terra”… Quem nunca imaginou convesar com extraterrestres da mesma forma que falamos com nossos conhecidos aqui em nosso planeta? Cientistas chegaram à conclusão de que, se aliens vierem a emitir ondas de informações, elas seriam mais simples do que eles imaginavam. O mesmo vale para nós, terráqueos, na tentativa de fazer contato com seres de outros planetas.

Há 50 anos, as pessoas observavam o céu com telescópios de rádio, na esperança de detectar sinais de vida extraterrestre inteligente. Até agora, porém, os esforços de SETI (sigla para “Busca de Inteligência Extraterrestre, em inglês) revelaram-se infrutíferas. Agora, alguns cientistas creem que esse tipo de sinal pode não ser o que os aliens captam, por serem de um custo muito elevado.

“Seja qual for a forma de vida, a evolução sempre aponta para a economia de recursos. Para essa transmissão de sinais através de anos-luz seriam necessários recursos consideráveis”, explica o pesquisador Gregory Benford, astrofísico da Universidade da Califórnia e premiado escritor de ficção científica.

Assumindo que os aliens se esforçam para otimizar custos e usam tecnologias de sinalização mais eficiente, Benford e seu irmão gêmeo, James, físico especialista na tecnologia de microondas de alta potência, sugerem que os sinais não seriam emitidos em todas as direções. Seria mais provável que extraterrestres enviassem as informações em questão de forma mais simples e direta.

“É como se esperássemos que eles viessem se comunicar conosco com ‘Guerra e Paz’ e eles viessem de forma menos complicada como no ‘Twitter’”, compara James Benford, fundador e presidente da Micro-ondas Sciences Inc., na Califórnia. 
[msnbc]


Nenhum comentário:

Postar um comentário