"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Maior estrela do Universo pode ser 265 vezes maior que o Sol


As imagens do que pode ser a maior estrela do Universo foram captadas por um telescópio no Chile e registradas por astrônomos britânicos. A estrela, que recebeu o nome de RMC 136a1, tem massa 265 vezes maior do que o Sol, e dez vezes mais brilhante. Se ela estivesse no lugar do astro-rei no Sistema Solar, a duração de 365 dias no planeta Terra se reduziria para 21 e a vida se tornaria impossível, devido a intensidade das radiações ultravioleta, segundo o cientista Raphael Hirschi, integrante da equipe de pesquisadores que estudam a estrela.

Existe também a hipóetese de que a RMC 136a1 seja uma bomba celeste, com força suficiente para alterar a dinâmica do Universo caso exploda. O agrupamento de estrelas onde ela está situada fica a 165 mil anos-luz de distância da nossa galáxia.

Curiosamente, ela pode ter tido um tamanho maior do que apresentou ao ser localizada. No momento de sua formação, a estrela teria massa 320 vezes mais extensa que o Sol.

"Ao contrário dos humanos, essas estrelas nascem pesadas e vão perdendo peso ao envelhecer", explicou Paul Crowther, chefe da equipe de estudos.


Fonte SDRZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário