"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estudo: Origem da água na Lua ainda é um mistério

23/07/2010

A presença de água na Lua já foi confirmada ao mundo, em 13 de Novembro do ano passado, pela NASA. Mas a forma como esta ali surgiu continua a ser um mistério para os investigadores.

Todas as hipóteses continuam em cima da mesa. Desde que a água tenha sido levada até ao satélite natural da Terra por meteoritos, ao seu desenvolvimento na própria Lua.

Para já, segundo confirmou Anthony Calaprete, chefe de missão do projecto LCross, o que é certo afirmar é que a Lua tem zonas 'húmidas'. Pelo menos por padrões extraterrestres.

"Há áreas de concentração relativamente altas, mais molhadas do que o nosso deserto do Sara", contou esta semana. "Eu sei que não parece muito húmido, mas na Lua equivale a um pântano", acrescentou.

O LCross (lunar crater observation and sensing satellite), definido pela NASA como "o primeiro passo do regresso à Lua" pelo homem, foi lançado em Junho de 2009.

O dispositivo embateu na superfície lunar, analisando depois as partículas resultantes da poeira levantada pelo choque. Foi assim que se confirmou a presença de cristais de água. Ao mesmo tempo, os cientistas depararam-se com "um ambiente completamente novo, muito mais frio", que descrevem como "um laboratório em si mesmo".

O objectivo mais ambicioso da missão é encontrar água em quantidades que permitam o seu aproveitamento para abastecer futuras missões científicas, já que o transporte do líquido nas quantidades necessárias é inviável.



Fonte: DN-Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário