"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Área em Marte pode abrigar criaturas fossilizadas


Pesquisadores identificaram rochas que poderiam ter sido formas de vida marcianas há muito tempo atrás. A equipe de cientistas estava analisando a área conhecida como Nili Fossae quando fez a descoberta.

O trabalho deles revelou que a área é muito similar a uma região da Austrália, onde algumas das mais antigas evidências do início vida na Terra foram encontradas, preservadas em forma mineral.

Os cientistas, do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (Seti, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, acreditam que o mesmo processo hidrotermal que acontece na Terra quando os fósseis são preservados poderia ter acontecido nesse local de Marte. As rochas “suspeitas” possuem mais de 4 bilhões de anos de idade.

Quando os cientistas descobriram carbonato nessas rochas em 2008 a comunidade científica ficou extasiada. Carbonato é, basicamente, a substância que é resultante da decomposição de material orgânico (vivo). E, por muito tempo, acreditou-se que essa substância provava que o planeta vermelho, algum dia, abrigou vida.

Nessa nova pesquisa, os cientistas do Seti levaram o estudo de carbonato em Marte um passo adiante. Adrian Brown, um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta, usou luz infravermelha de um satélite da Nasa que orbita Marte para analisar melhor as rochas. Segundo o cientista, foram encontrados formatos na rocha chamados “stromatolitos” que só poderiam ter sido formados se micróbios agissem no material. Brown afirma que apenas criaturas vivas poderiam ter deixado esse tipo de rastro, já que não há nenhum processo geológico conhecido que conseguiria produzir o mesmo efeito.

A região de Nili Fossae deve ser visitada por uma sonda na Nasa, que pousará em Marte em 2011 e, só então, com uma melhor análise do material, a descoberta de fósseis marcianos poderá ser confirmada.[BBC]


Nenhum comentário:

Postar um comentário