Google+ Followers

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dr. Michael Persinger - Explicando o contato com Deus

Assisti um filme chamado Through The Wormhole e é muito bom... para refletir mesmo!
Download do vídeo legendado/RMVB: AQUI (tem apenas 44 minutos de aprendizado para você)
Acho que a tradução é "através do buraco de minhoca"
Ops, é com Morgan Freeman



******************************************************





Neuroteologia

"Neuroteologia", também conhecida como Bioteologia ou Neurociência Espiritual é o estudo da base neural da espiritualidade e emoção religiosa. A meta da Neuroteologia está em descobrir os processos cognitivos que produzem experiências espirituais ou religiosas e relacioná-las com padrões de atividade no cérebro, como elas evoluíram nos humanos, e os benefícios dessas experiências.


Áreas de estudo da Neuroteologia

Existem varias áreas de estudo dentro da neuroteologia. Algumas delas sao:

* Estudo sobre como o cérebro humano pode ter evoluído para produzir essas experiências (alguns chamam esta área de Neuroteologia evolutiva)
* Estudo do desenvolvimento espiritual na criança e sentido de Deus,do nascimento ate a infância (alguns chamam esta área de Neuroteologia desenvolvimental)
* Estudo do comportamento espiritual e religioso da raça humana por toda a história, e de ancestrais de humanos como o homo erectus, e outras espécies como o neanderthal (alguns chamam esta área de Neuroteoantropologia)
* Estudo do comportamento religioso de primatas e outros mamíferos (alguns chamam esta área de Zooneuroteologia)



O MRIscanner e um instrumento que ajuda a estudar o cerebro em funcionamento. E um instrumento de grande ajuda a Neuroteologia.



História e Metodologia de estudo

Cientistas há muito tempo têm especulado que sentimentos religiosos poderiam estar ligados a lugares específicos no cérebro. Um dos mais antigos escritos sobre o assunto datam de 1892, nos quais alguns textos sobre doenças cerebrais falavam de uma ligação entre "emoção religiosa" e epilepsia.

Em estudos na década de 1950 e de 1960 , foram tentados o uso de EEGs para estudar o comportamento das ondas cerebrais relacionado com estados espirituais. Em 1975, o neurologista Norma Geschwidn descreveu pacientes epilépticos com intensa experiência religiosa.

Durante a década de 1980s o Dr. Michael Persinger estimulou o lobo temporal de pacientes humanos com um campo magnético fraco usando um equipamento que ele chamava de capacete de Deus (God helmet). Os pacientes relataram ter a sensação de "uma presença celestial no quarto". Esse trabalho ganhou atenção na época, mas não foi explicado o mecanismo que causava esses efeitos. Em 1987, Michael Persinger publicou um livro sobre o assunto intitulado "Neuropsychological Bases of God Beliefs".

Numa tentativa de focalizar o crescente interesse no campo, em 1994, o professor Laurence O. McKinney publicou o primeiro livro com o termo neuroteologia no título: "Neurotheology: Virtual Religion in the 21st Century" (Neuroteologia: Religião Virtual no Século XXI), escrito para uma audiência leiga. O livro ganhou grande interesse de pessoas como o Dalai Lama e o eminente teólogo Harvey Cox.

Um livro de 1998 sobre o assunto ganhou muita atenção foi "Zen and the Brain", escrito pelo Neurologista e Praticante de Zen, James H. Austin.

No final da década de 90, os neurocientistas Andrew Newberg e Eugene d'Aquili usaram varias tecnicas de neuroimagem em budistas experientes em profunda meditação, e nos anos subseqüentes fizeram testes em freiras enquanto estavam rezando. Andrew Newberg e Eugene d'Aquili escreveram vários livros sobre o assunto:

* em 1999, "A mente mística : entendo a biologia da experiência religiosa"
* em 2002, "Porque Deus não quer ir embora: Ciência do cérebro e a biologia da crença".
* em 2006, "Porque acreditamos no que acreditamos: Descobrindo sobre nossa necessidade biológica por significado, espiritualidade e verdade"
* em outubro de 2007, "Nascidos para acreditar: Deus, Ciência, e a origem da crença ordinária e extraordinária".

Alguns recentes estudos com o uso de neuroimagem para localizar as regiões no cérebro ativas durante experiências que os pacientes associam como espiritual. David Wulf, um psicólogo da Wheaton Universidade de Massachusetts, disse que o "estudo de imagens do cérebro com os novos e poderosos aparelhos de neuroimagem como o MRIscanner (imagem), junto com a consistência do histórico de experiências espirituais por várias culturas, pela história e por religiões, sugerem um ponto em comum , e que isso reflete a estrutura e processos no cérebro humano. Ecoando antigas teorias de que sentimentos associados com experiências místicas ou religiosas são aspectos normais do funcionamento do cérebro sob circunstâncias extremas, e não comunicação direta com Deus ou outras entidades."

Alguns cientistas dizem que a neuroteologia pode reconciliar religião e ciência, mas, se não conseguir, a neuroteologia pode desevolver métodos seguros e precisos de indução a experiências espirituais para pessoas que nao conseguem tê-las facilmente. Por causa dos efeitos positivos que essas experiências causam em pessoas que já a tiveram, alguns cientistas especulam que a habilidade de induzí-las artificialmente pode tranformar a vida de algumas pessoas, tornando-as mais felizes, saudáveis e com melhor concentração.


"Gene Divino"

A hipótese do gene divino propõe que alguns seres humanos carregam um gene que lhes dão a predisposição para episódios interpretados por algumas pessoas como revelação religiosa. A idéia foi postulada e promovida pelo geneticista Dr. Dean Hamer, diretor da Unidade Estrutura do gene e regulação , no Instituto nacional do câncer nos Estados Unidos . Hamer escreveu um livro sobre o assunto intitulado, O gene divino : Como a fé e pré-programada dentro dos nossos genes . (The God Gene: How Faith is Hardwired into our Genes)

De acordo com a hipótese, o gene divino (VMAT2), não é "codificado" para a crença em Deus, mas é arranjado fisiologicamente para produzir sensações associadas, por alguns, com a presença de Deus ou outras experiências místicas, ou mais especificamente espiritualidade como um estado da mente.

Que vantagens evolutivas isso pode levar, e de que esses efeitos vantajosos são efeitos colaterais , são questões que ainda estão para serem totalmente exploradas. Dr. Hames teorizou que a transcendência faz as pessoas ficarem mais otimistas, o que leva elas a ficarem mais saudáveis e com mais probabilidade de terem muitos filhos.



A oração pode levar a pessoa a ter emoções religiosas, como a sensação de estar em contato com Deus.



Principais dúvidas dentro da Neuroteologia

# Evolução - Porque e como as experiências espirituais surgiram?
# Idade – Pode-se relacionar o desenvolvimento da crença "religiosa" (crença no sobrenatural e/ou pós-morte ou crença em Deus) com o desenvolvimento do cérebro na criança? Existe alguma relação neurológica com o fato de que a maioria dos líderes religiosos tiveram suas epifanias nos seus 30 anos?
#
# Doenças Mentais – Pode se mapear a relação entre comportamento religioso em pessoas com doenças mentais como esquizofrenia, com o comportamento religioso normal nos fatores neurológicos de determinada doença mental?
# Alucinógenos e Enteógenos – Pode-se relacionar o comportamento religioso que surge sob a influência de alucinógenos com o conhecimento do efeito neuroquímico dessas substâncias?
# Sexo – Como homens e mulheres diferenciam-se em crença e comportamento religioso, e se podemos estabelecer uma relação entre os dois e como o cérebro se diferencia em estrutura?
# Sonhos - Qual é a relação entre experiências de Deus ou sobrenatural enquanto a pessoa esta dormindo e enquanto a pessoa esta acordada e a diferença nos preocessos neurológicos nos dois estados?
# Hipnose – A crença religiosa é uma forma, ou compartilha mecanismos com a hipnose?
# Musica - Cerimônias religiosas quase sempre envolvem música, e música pode gerar sentimentos religiosos, provando que a neurologia da música pode dar insight na neuroteologia.
# Genética – Em adição aos aspectos Histórico-Cultural, e às idéias transmitidas, que são base para a religião, podem haver fatores genéticos específicos também, como aqueles que podem predispor certas pessoas para o comportamento e crença religiosa?
# Espécies – Pode-se relacionar a diferença entre o comportamento religioso dos primatas avançados e de humanos primitivos com os dos humanos modernos, com o nosso conhecimento de como nosso cérebro evoluiu em cima dos deles? (neurozoologia)


Definindo e medindo a espiritualidade

Neuroteologia tenta explicar a atual base neurológica para aquelas experiências, que são popularmente chamadas de "espirituais" religiosas, ou místicas ou outros termos para formas anormais de cognição, que quase sempre envolvem um ou mais dos seguintes itens:

* União com o universo
* A sensação de que o tempo, medo ou consciência do "eu" se dissolveram
* Encontro com Deus ou alguma entidade "superior"
* Êxtase
* Iluminação
* Estados alterados de consciência

Essas experiências são vistas como base de diferentes formas de religião e crenças e comportamentos.


Eventos que podem causar experiências espirituais

* Meditação
* Oração
* Rituais religiosos
* Experiências de quase morte
* Exercícios de respiração
* Música
* Dança
* Jejum prolongado
* Consumo de substâncias psicoativas (Como DMT, Salvia divinorum, Peiote e várias outras).


Partes do cérebro relacionadas a experiências espirituais

* Lobo parietal : diminuição de neuro-sinapses levando a sensação de união como o universo.
* Lobo frontal : Concentração ampliada (meditação) bloqueia outros impulsos neurais.
* Lobo temporal : Ativa intensa emoção , como prazer e medo
* Lobo occipital : Processa imagens que facilitam praticas espirituais (velas,cruzes, etc.)


Livros sobre Neuroteologia
Em Português:

* A religião do cérebro"

Em Inglês:

* The "God" part of the brain
* Neurotheology: Virtual Religion in the 21st Century
* NeuroTheology: Brain, Science, Spirituality, Religious Experience]
* Why God Won't Go Away: Brain Science and the Biology of Belief
* Why We Believe What We Believe: Uncovering Our Biological Need for Meaning, Spirituality, and Truth


Lobo frontal em azul; Lobo parietal em amarelo; Varias partes do cérebro estão relacionada com experiências místicas. São elas: *Lobo occipital em vermelho; Lobo temporal em verde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...