Google+ Followers

Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

Físicos captam imagens de cometa colidindo com o Sol

24/05/2010-19h30


LUIZ GUSTAVO CRISTINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), registraram a colisão de um cometa com o Sol.

Nas imagens divulgadas pela universidade, o cometa atravessa a coroa, camada exterior do Sol com temperaturas acima de 1 milhão de graus Celsius, e evapora na cromosfera, camada interna da atmosfera solar com temperatura de cerca de 100 mil graus Celsius.

Veja vídeo "AQUI"

Usando dados de instrumentos a bordo de uma dupla de espaçonaves denominada "Stereo", postas em órbita ao redor do Sol pela Nasa em 2006, os cientistas puderam prever a trajetória, hora e local do impacto.

A partir daí, a equipe utilizou o Soho, satélite da Nasa lançado em 1995 para observação do Sol, para capturar as imagens.

"Acreditamos que temos as primeiras imagens de um cometa na cromosfera solar", disse à Folha a pesquisadora Claire Raftery, integrante da equipe. "Sabe-se que cometas colidem com o Sol com certa frequência, mas as emissões luminosas nas proximidades tornam quase impossível que se vejam esses impactos."

Resistência

O cometa conseguiu sobreviver ao calor da corona e desapareceu na cromosfera, evaporando sob o calor de 100 mil graus Celsius.

Ele conseguiu aguentar ao calor provavelmente por apresentar em sua composição materiais pesados. O indício de que matéria pesada compunha o cometa veio do tamanho relativamente reduzido de sua cauda: "apenas" 3 milhões de quilômetros de comprimento.

Segundo os pesquisadores, o cometa faz parte da família Kreutz, grupo de cometas originados da desintegração de um maior e ejetados em 2004 da órbita de Júpiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...