"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

Eles estão entre nós?

Parece brincadeira de 1º de abril, mas não é: nada menos do que um em cada cinco adultos (supostamente) terrestres acredita que alienígenas não só visitaram a Terra como vivem entre nós disfarçados. Este é o resultado de pesquisa da empresa Ipsos a pedido da agência de notícias Reuters divulgado nesta segunda-feira.

O levantamento ouviu 23 mil pessoas em 22 países que representam cerca de 75% do PIB mundial. Os países com cidadãos mais inclinados a acreditar que visitantes disfarçados estão entre nós são a Índia (45%) e a China (42%). Já os países onde os habitantes estão menos inclinados a acreditar que alienígenas estão por perto são Bélgica (8%), Suécia (8%) e Holanda (8%). O Brasil é o sexto país onde as pessoas mais acreditam nesta afirmação, empatado com os Estados Unidos (ambos com 24%).

Os homens (22%) são mais inclinados a acreditar na presença de extraterrestres no planeta do que as mulheres (17%), assim como as pessoas com menos de 35 anos (25%) e de maior nível educacional (22%). Abaixo, na ordem dos mais crédulos aos mais incrédulos frente à afirmação de que "seres alienígenas vieram à Terra e caminham entre nós disfarçados como humanos", a lista dos países onde foi feita a pesquisa:

Índia - 45% concordam / 55% discordam
China - 42% concordam / 58% discordam
Japão- 29% concordam / 71% discordam
Coreia do Sul - 27% concordam / 73% discordam
Itália - 25% concordam / 75% discordam
Estados Unidos - 24% concordam / 76% discordam
Brasil - 24% concordam / 76% discordam
Austrália - 23% concordam / 77% discordam
Rússia - 21% concordam / 79% discordam
Espanha - 21% concordam / 79% discordam
Polônia - 19% concordam / 81% discordam
República Tcheca - 18% concordam / 82% discordam
Grã-Bretanha- 16% concordam / 84% discordam
Canadá - 16% concordam / 84% discordam
Hungria - 14% concordam / 86% discordam
Argentina - 13% concordam / 87% discordam
Alemanha - 11% concordam / 89% discordam
México - 10% concordam / 90% discordam
França - 9% concordam / 91% discordam
Suécia - 8% concordam / 92% discordam
Bélgica - 8% concordam / 92% discordam
Holanda - 8% concordam / 92% discordam

O resultado desta pesquisa me fez lembrar do Paradoxo de Fermi. Formulado pelo físico italiano Enrico Fermi em meados do século passado, o paradoxo aborda a aparente contradição entre a alta probabilidade de que civilizações extraterrestres tenham se desenvolvido num universo tão vasto quanto o nosso e a falta de evidências da existência ou qualquer forma de contato com essas civilizações.

Se, como Einstein propôs, a velocidade da luz é realmente a velocidade limite do universo, viagens interestelares seriam, se não impossíveis, praticamente inviáveis. Mas tal fato não afasta a questão do chamado "grande silêncio": até hoje não conseguimos captar sequer uma emissão de rádio ou outro tipo de transmissão que indique a existência de tais civilizações, apesar de há décadas iniciativas como o Seti (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) buscarem tais sinais. E você, acredita que os aliens já estão aqui?



Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/sociencia/posts/2010/04/12/eles-estao-entre-nos-283206.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário