Google+ Followers

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vulcão explode e ameaça animais de parque nacional africano

O vulcão Nyamuragyra, um dos 30 mais ativos do continente africano, entrou em erupção na última segunda-feira (04/jan/2010) expelindo lava na direção do Parque Nacional Virunga. A explosão tornou-se motivo de preocupação por parte das autoridades da República Democrática do Congo uma vez que pode ameaçar grande parte da fauna e flora da região de Goma, onde vivem diversas espécies animais, entre elas os gorilas das montanhas, já ameaçados de extinção.

Analema
Clique para ampliar

Segundo Feller Lutahichirwa, diretor do parque, a montanha entrou em atividade na segunda-feira pela manhã e a área para onde o fluxo de lava se dirige é abrigada por cerca de 40 chimpanzés. De acordo com Lutahichirwa, observadores do governo estão utilizando helicópteros cedidos pela ONU para monitor a situação.

No Parque Nacional de Virunga vivem 200 dos 720 gorilas da montanha que existem no mundo, mas apenas 40 animais estão na área ameaçada.






Nyamuragyra ergue-se a 3058 metros de altitude e localiza-se a menos de 25 km do lago Kivu, um dos maiores do continente e a 13 km do vulcão Nyiragongo, que em 2002 causou pesados danos à cidade de Goma. Juntos, são responsáveis por 40% das erupções dos vulcões africanos.

A montanha entrou em erupção 30 vezes desde 1880 e está situada em uma região de grande atividade sísmica chamada Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas criado há 35 milhões de anos com a separação da placa tectônica arábica e africana. Esta gigantesca fenda de 5 mil km praticamente corta a África no sentido norte-sul, desde o centro de Moçambique até o norte da Síria. Sua largura varia entre 25 e 100 km e sua profundidade atinge entre centenas e milhares de metros.

Fotos: No topo, explosão do vulcão Nyamuragyra registrada na última segunda-feira por vigilantes do Parque Nacional de Virunga. Acima, vídeo mostra o interior da cratera da montanha, com destaque para a lava em ebulição. Crédito: Reuters/Youtube/Madakous

Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/vulcoes.php?posic=dat_20100106-082714.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...