"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Perigo! Avatar pode causar depressão

Perigo! Avatar pode causar depressão

Ficar maravilhado com o mundo em 3D de "Avatar" pode ter efeitos colaterais. Uma matéria exibida no canal americano de jornalismo CNN revelou que uma grande quantidade de espectadores estão experimentando uma espécie de depressão pós-filme. É o "Avatar blues", assim chamado por evocar o estado de "blues" – tristeza – e pela cor dos habitantes do planeta Pandora no filme.

Para alguns fãs, "Avatar" seria tão bom que eles ficam tristes quando o filme acaba. O problema, ao que parece, tem sido lidar com o mundo real após sair do cinema.

Num fórum de "Avatar" na internet, centenas de pessoas estão relatando sentir uma profunda tristeza e – pasme – pensamentos suicidas – após conhecerem o onírico e utópico mundo de Pandora.

É cada vez maior o número de fãs se queixando de Depressão pós-Avatar. Tanto que o administrador do fórum resolveu criar um tópico específico, chamado "Maneiras de lidar com a depressão pelo sonho de Pandora ser intangível". E ele já recebeu mais de mil posts, o que rendeu desdobramento para um segundo espaço onde os fãs discutirem variações do mesmo assunto e consolam uns aos outros.

Os mais obcecados relatam que passam horas pesquisando sobre o filme e que já o assistiram várias vezes. Muitos lamentam não poder visitar ou morar no planeta Pandora, já que ele parece muito melhor do que a Terra. Além disso, a maioria critica a estupidez da raça humana.

Um post anônimo revela o sentimento coletivo. Ele diz: "Quando acordei na manhã seguinte, após ver 'Avatar' pela primeira vez, o mundo parecia… cinza. Era como se toda a minha vida, tudo que eu fiz e pelo qual batalhei, tivessem perdido o sentido".

O exemplo mais extremo vem de um rapaz que se identifica como Mike. De forma preocupante, ele escreveu: "Desde que fui ver 'Avatar' eu ando deprimido. Ver o maravilhoso mundo de Pandora e todos os Na'vi fez com que eu quisesse ser um deles. Não consigo parar de pensar em tudo que aconteceu no filme e todas as lágrimas que já derramei por isso. Até já cogitei suicídio, pensando que talvez assim pudesse renascer em um mundo similar à Pandora, onde tudo fosse igual ao que é em 'Avatar'".

E isto foi registrado em apenas um dos milhares de sites dedicados a discutir o filme nas mais diferentes línguas, que já existem na internet. Com mais de US$ 1 bilhão de arrecadação mundial, "Avatar" já é o segundo filme de maior bilheteria em todos os tempos.

O caso pareceu sério o suficiente para a CNN convidar psicólogos a debaterem o assunto.

O pior é que, para aplacar a dor de viver na Terra, os fãs estão dizendo aos outros que a melhor forma de driblar a depressão é assistir novamente o filme, jogar o videogame baseado no filme, ouvir a trilha sonora e conversar com amigos sobre a produção.

Mas essa dica consumista tem tudo para agravar o quadro. Imagine se recomendassem para quem está sofrendo, após o fim de um namoro, que a cura seria ir nos lugares onde ia com a namorada, ouvir as músicas que lembrassem da namorada, falar dela com todo mundo e ficar olhando para as fotos dela o tempo todo… Não seria nada saudável e só agravaria o quadro depressivo.

A melhor coisa para superar a depressão pós-"Avatar"? Descobrir que na ficção científica há muitos outros mundos maravilhosos e histórias infinitamente superiores a do filme de James Cameron. A cura pode estar na locadora ou na livraria da esquina.

Veja no link do youtube um pouco da discussão exibida no canal americano CNN (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=PcL5Wghm7-s&feature=player_embedded

 

Fonte Aqui

2 comentários:

  1. É impressionante como a imprensa, seja qual for, tenta manter os padrões sociais, de forma em que se mantem também o condicionamento as pessoas.
    Porém, não fiquei surpreso com o conteúdo (pós Avatar). Ele mostra, de forma digna o que realmente a humanidade é hoje. Mas vale lembrar que, a harmonia entre os seres começa também pela boca.
    Um dos fatores em que os extraterrestres prezam muito ao despertar da humanidade é justamente a consciência vegetariana. Parece com nada, não é mesmo?... Mas parem para pensar. Simplesmente vivemos num mundo de Pandora. Só que uma grande parte dos humanos não nos deixam ter esse contato com a natureza e com o principal: A nossa Essência!
    Nós vivemos num mundo Pandora também... mas os políticos, o sistema, a sociedade que muitas vezes é hipócrita (por estarem adormecidos) acabam julgando, correndo atrás do materialismo, do Eu quero um Diploma, Um Milhão, essas coisas. Então, com isso, as pessoas se afastam de fazer uma meditação, de conhecer o seu EU interior, de realmente viver o mundo de Pandora. Acordem pessoal.!!! Acordem!!! Parem de ver TV, pois a Tv (novelas, jornais, religião, etc) acaba condicionando e manipulando você, de forma de criar desejos, fantasias sexuais, notícias tenebrosas, e você acaba se distânciando do verdadeiro Mundo de Pandora, que é o mundo Terra!
    Muita paz, luz e harmonia!
    Eu Sou Aquilo, Eu Sou

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não vi o filme, mas fico espantada com isso!
    Há que se ter cuidados com devaneios demasiados...

    ResponderExcluir