Google+ Followers

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ipea lança mapa do Brasil com trem bala de Lula e Dilma que ainda não existe

Acordem!


Ipea lança mapa do Brasil com trem bala de Lula e Dilma que ainda não existe
(28/01/2010 11:04)



•Aplicativo visual mostra dados do Brasil mas inclui obras que ainda não estão no papel

•Ferramenta virtual reúne em um só lugar informações de vários órgãos e ministérios

O Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) lança hoje (28.jan.2010) uma plataforma virtual que dará ao internauta a possibilidade de visualizar, no mapa do Brasil, diversos dados, indicadores e detalhes da infra-estrutura brasileira. No portal, foram adicionados inclusive dados de obras que sequer saíram do papel.


Um exemplo é projeto do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), programa carro-chefe na política do governo para tentar eleger Dilma Rousseff. Abaixo, imagem do mapa do Ipea que mostra o trajeto do trem.



 

Na primeira versão apresentada ao público, o Ipea preparou mapas específicos paras cidades-sedes da copa do mundo de 2014.

O aplicativo é uma espécie de "Google Maps" brasileiro, com gráficos mais primários e dados sócio-econômicos mais aprofundados.Por meio do portal é possível, por exemplo, visualizar informações de população, área, Produto Interno Bruto (PIB), rodovias, estatísticas de educação e quantidade de servidores públicos em cada um dos mais de 5.000 municípios brasileiros. Abaixo, imagem do "Mapas Ipea".




 

A ferramenta permite a cada pessoa montar seu próprio mapa com base nos dados que mais lhe interessam. É possível também sobrepor as camadas de dados para cruzar informações. A plataforma também pode ser acessada do celular.


Para criar o portal, o Ipea reuniu, em um só lugar, informações de ministérios, agências reguladoras, organismos internacionais e outros órgãos federais, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A idéia é que os mapas sejam constantemente atualizados com novas bases de dados.

Fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...