Google+ Followers

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estudo mostra que metais preciosos são de origem extraterrestre

Editoria: Astronomia
Segunda-feira, 19 out 2009 - 09h29


Quando se pensa em ouro, platina e outros metais preciosos, logo vem à mente as grandes jazidas minerais de onde esses materiais são retirados. No entanto, poucas pessoas questionam de onde eles vieram, mas para alguns cientistas a explicação é bastante óbvia: eles vieram do espaço.


Clique para ampliar


De acordo com um estudo publicado esta semana na revista Nature Geoscience, a extrema temperatura que formou o núcleo da Terra há 4 bilhões de anos teria varrido qualquer metal precioso da crosta terrestre, anexando-o ao pesado núcleo. Dessa forma, os metais preciosos como platina e ródio simplesmente não poderiam existir próximo à superfície, mas como sabemos isso não acontece.

"Nossos resultados indicam que eles não poderiam ter permanecido na crosta por qualquer processo que conhecemos. Assim, eles só podem ter sido adicionados ao planeta muito tempo depois da formação, provavelmente trazidos por uma "chuva" de fragmentos extraterrestres causada por cometas e meteoritos", disse James Brenan, cientista do Departamento de Geologia da Universidade de Toronto e coautor do estudo.


Altas temperaturas
Há muito tempo os geólogos especulam que há 4.5 bilhões a Terra era um corpo frio, formado por uma mistura de rochas e ferro que se derreteu devido ao intenso calor gerado pelo impacto de grandes e massivos objetos do tamanho de planetas. No entender dos estudiosos, esse intenso calor separou o ferro da rocha, criando então o núcleo da Terra.

Para comprovar a teoria, Brenan e seu colega William McDonough, da Universidade de Maryland recriaram em laboratório a extrema pressão e temperatura ocorrida durante o processo de formação da Terra, submetendo uma mistura semelhante de ferro e rochas a temperaturas superiores a 2 mil graus Celsius. Em seguida mediram novamente a quantidade de ferro presente na amostra.

Os resultados mostraram que após o experimento a rocha ficou completamente livre do metal, levando os cientistas a especularem que o mesmo processo ocorreu durante o início de formação da Terra. No entender de Brenan e McDonough, a explicação mais plausível até agora para a presença de alguns materiais na crosta terrestre seria devido ao bombardeio de material alienígena, provavelmente cometas e asteroides, que trouxeram esses metais de outros lugares do Universo.

A presunção de uma chuva extraterrestre também explicaria como as rochas passaram a ter hidrogênio, carbono e fósforo - elementos vitais à vida - e que também foram provavelmente perdidos durante o violento período de formação do nosso Planeta.



Foto: Objetos de arte feitos em platina são bastante comuns. O metal foi descoberto pelos povos andinos e os espanhóis vieram a conhecê-lo em 1735, quando chegaram à américa do sul. Os cientistas especulam que o metal chegou à Terra trazido pelo intenso bombardeio de cometas e asteroides. Crédito: Wikimedia Commons.

Fonte: Apolo11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeos

Loading...