"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mata Atlântica equivalente a dois terços de SP some em 3 anos

Uma área de Mata Atlântica equivalente a dois terços da cidade de São Paulo foi devastada nos últimos três anos. É o que mostra o estudo divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica.

Os dados de desmatamento foram coletados em dez Estados brasileiros entre os anos de 2005 e 2008. Segundo o estudo, 1029,38 quilômetros quadrados de Mata Atlântica foram devastados nesse período.



A área original de mata no Brasil era de 1,315 milhão de quilômetros quadrados distribuída em 17 Estados. Ao longo dos anos, quase 8% de Mata Atlântica foi destruída, tendo base fragmentos de mata acima de 1 km quadrado.

Hoje, a área do bioma cobre 102.012 quilômetros quadrados de território, segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica.

Flávio Ponzoni, coordenador técnico do estudo, afirma que a média de desmatamento total entre os anos de 2000 e 2005 se manteve praticamente a mesma, na comparação com os anos de 2005 a 2008. Porém nos últimos três anos o desmatamento foi mais agressivo.

“Nestes três anos, confrontando com os cinco anteriores, foi desmatado quase o dobro nos dez estados analisados. O que detectaremos nos próximos dois anos se a tendência se mantiver?”, indaga Ponzoni.

Os Estados que lideraram o desmatamento foram Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Paraná, nesta ordem. Em Minas Gerais, os números surpreendem: a Mata Atlântica cobria 46% de seu território e hoje restam apenas 9,68% da cobertura original.


Gráfico: Domínios da Mata Atlãntica. Crédito: Inpe.

//////////////////////////////////////////


**** O SER HUMANO É COMPETENTE ****

Nenhum comentário:

Postar um comentário