"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Conjunção celeste é destaque nas próximas madrugadas

Nem é preciso dizer que as conjunções planetárias são os espetáculos mais belos do firmamento. E se a Lua estiver presente o show ganha mais beleza ainda. E é isso que vai acontecer nos próximos dias, tornando as frias madrugadas muito mais interessantes e charmosas.



Nas próximas duas madrugadas (quinta-feira e sexta-feira) uma espetacular tripla conjunção celeste vai dominar o céu noturno do quadrante leste. Ali, juntos pela segunda vez no ano estarão presentes a Lua, Vênus e Marte, formando uma composição natural de encher os olhos de qualquer amante do céu. Se você é do tipo que gosta de acordar cedo (ou prefere dormir mais tarde), esse espetáculo foi feito pra você!

Na próxima madrugada o trio de astros estará aparentemente colado. Naturalmente, a aparente aproximação não significa que eles estejam de fato juntos. Muito pelo contrário. A Lua, agora em sua fase minguante, estará a 374 mil km de distância enquanto Vênus está a 86 milhões de quilômetros e Marte a 303 milhões de quilômetros. A figura abaixo ajuda a compreender melhor.



Apesar de bem longe, Marte brilha bem forte e reluz como uma estrela de 1.35 magnitudes. Apesar de bem visível, Marte é quase uma "estrelinha" quando comparado à Vênus, que brilha tanto quanto um farol de magnitude -4.32, cerca de 100 vezes mais forte que o planeta vermelho.

Na sexta-feira a conjunção continua, mas com a Lua bem mais abaixo e praticamente invisível, já que a fase nova está quase chegando.

Vendo o Espetáculo
Para ver a conjunção não será preciso nenhum equipamento especial. É só olhar no quadrante leste, aquele em que o Sol nasce, a partir das 04h00. O show celeste poderá ser apreciado até que os primeiros raios de Sol ofusquem o brilho dos planetas, mas Vênus e Lua ainda poderão ser vistos mesmo após o dia clarear.

Como as noites e início da manhã têm sido bastante frios, não se esqueça de sair agasalhado. De resto é só curtir o que a natureza nos deu. Bons céus!


Artes: No topo, carta celeste mostra a posição dos planetas na madrugada do dia 21 de maio, às 05h00. Na sequência, gráfico mostra a posição dos astros dentro de suas órbitas nesta mesma data. A linha verde é o campo de visada de um observador na Terra.

Créditos: Apolo11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário