"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Chuva de meteoros é destaque durante a madrugada

Observar uma chuva de meteoros durante a madrugada é sempre uma atividade interessante e bastante aguardada pelos amantes do céu. Ver aqueles fragmentos incandescentes riscarem o firmamento não tem preço e vale à pena ficar acordado durante toda a noite.



Na próxima madrugada, até antes do nascer do Sol na quarta-feira, os fragmentos estarão novamente cruzando o céu. Trata-se da chuva de meteoros Eta Aquarídea, formada pelo rastro de partículas deixado pela passagem do cometa Halley.

O cometa Halley descreve uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos e a última vez que se aproximou da Terra em 1986. Atualmente, o cometa Halley bem longe, bem pra lá da órbita de Urano, mas a trilha de poeira gelada deixada por ele pode ser vista duas vezes por ano e ocorre quando nosso planeta cruza essas partículas. Quando ocorre no mês de maio, a chuva é chamada Eta Aquarídea e quando acontece em outubro se chama Orionídea.



Eta Aquarídea, ou Eta de Aquárius, é o nome de uma estrela de magnitude 4 da constelação de Aquárius. A estrela nada tema ver com a chuva de meteoros, exceto pelo fato de que o fenômeno parece surgir próximo à estrela. Eta de Aquarius se localiza a 156 anos-luz da Terra e seu brilho é 44 vezes mais intenso que o Sol. Os fragmentos deixados pelo Halley se incandescem bem mais perto de nós, a cerca de 100 km de altitude.


Vendo a chuva
A chuva de Eta de Aquárius ocorre entre os dias 21 de abril e 12 de maio, com seu ponto máximo entre os dias 5 e 6 de maio. Portanto quem esteve observando os céus nestes dias pode ter presenciado alguns fragmentos. Normalmente são esperados entre 20 e 60 meteoros por hora, mas não espere um espetáculo semelhante aos fogos de artifício, principalmente nas grandes cidades e locais mais claros.

A chuva pode ser vista a partir das 02h30 da madrugada no quadrante Leste. Com a ajuda da carta celeste mostrada, localize a constelação de Aquário. A melhor maneira para se ver os meteoros é ir até um local escuro, sentar confortavelmente em uma cadeira reclinável e admirar o céu relaxadamente. Como as noites estão mais frias, é sempre bom ter à mão um cobertor. Os meteoros devem aparecer em qualquer local do céu, mas as trilhas deixadas por eles vão parecer apontar para Eta de Aquárius.

É isso. As dicas estão dadas. Agora é só torcer os dedos para o tempo colaborar e o sono não chegar antes da hora. Bons céus a todos!


Fotos: Carta celeste que ajuda a identificar a constelação de Aquário e a posição aparente da chuva de meteoros. Na seqüência vemos a representação esquemática mostrando como a Terra cruza a esteira de partículas deixada pelo cometa. Créditos: Apolo11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário